July 12, 2017

April 8, 2017

Please reload

Posts Recentes

Conheça 10 formas para diminuir a Ansiedade

10 Formas para diminuir a Ansiedade

January 13, 2019

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Punição: como aplicar? É eficiente na educação dos filhos?

October 19, 2017

Você já ouviu a frase "minha mãe/pai vai me matar se souber que fiz/falei isso" ?
Pois é, culturalmente a educação dos filhos foi sinônimo de punição corporal.

 

Muitas vezes, diante de comportamentos inadequados das crianças, os pais sentem raiva e acabam dando palmadas para "aliviar" sua própria tensão, achando que isso pode sanar o problema através do uso da força e poder para intimidar e punir. Geralmente isso ocorre no descontrole dos adultos diante das situação desagradáveis. O ato de bater transforma-se em uma "vingança" e não em educação. Nesses casos pode surgir sentimentos de culpa por parte dos pais, de forma que se comportem inadequadamente. Por exemplo quando já haviam proibido o filho de jogar videogame e voltam atrás devido a culpa, permitindo que jogue mesmo pós "birra". Dessa forma as crianças podem aprender que os pais não cumprem o que falam ou voltam atrás quando há uma certa insistência.

A punição corporal não possui efeito como método para acabar de vez com algum comportamento não desejado. Na verdade as crianças podem até se "acostumar" com a situação de punição após algum tempo.


De modo geral, a punição quando aplicada com certa frequência, não apenas a corporal (palmada), pode gerar uma série de emoções negativas na criança. Ela pode sentir raiva ou medo do adulto, ou mesmo se sentir culpada achando que faz tudo errado e pode também se sentir desamparada e com baixa autoestima. A punição não deve ser constante.

Mas então, como eliminar o comportamento inadequado da criança?

Bem, podemos agir principalmente na prevenção, no entanto, antes mesmo de falar sobre isso, precisamos entender que a criança também tem o direito de errar, pois muitas vezes erra sem intenção, ela não vem