July 12, 2017

April 8, 2017

Please reload

Posts Recentes

Conheça 10 formas para diminuir a Ansiedade

10 Formas para diminuir a Ansiedade

January 13, 2019

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

10 Formas para diminuir a Ansiedade

January 13, 2019

Preciso iniciar esse texto falando que a ansiedade é um sentimento comum e natural do ser humano. Esse estado de alerta ao perigo (posso ser atacado a qualquer momento), que gera ansiedade, ajudou a manter a espécie humana viva. No entanto, vou abordar a ansiedade excessiva, aquela que atrapalha a rotina diária e traz sofrimento para o indivíduo.

 

Ultimamente você tem se preocupado de forma excessiva? Acreditando que coisas ruins vão acontecer? Catastrofiza (transforma em algo maior e mais grave do que de fato é) problemas? Geralmente pensa no pior? Chega a ter batimento cardíaco e respiração acelerados? Suor nas extremidades e sensação de cansaço (não por esforço físico)? Tem medo de situações do dia a dia?

 

Então chegou a hora de falarmos um pouco sobre ansiedade. Nela, os sintomas e demais situações citadas acima ocorrem de forma excessiva, causando sofrimento para o indivíduo.

 

A ansiedade vem de pensamentos disfuncionais (que não ajudam em nada). Tais pensamentos ocorrem devido a experiências vividas e/ou observadas. Nosso cérebro fica alerta e hipervigilante diante de fatos que possam gerar gatilho para o aparecimento dos pensamentos que não ajudam. Esse é um mecanismo de autoproteção(excessivo). O indivíduo fica incapaz de relaxar e repleto de medos.

 

E agora? O que faço para diminuir minha ansiedade? Boa pergunta! A primeira delas seria: Procure um profissional.

 

A Terapia Cognitivo Comportamental pode te ajudar a perceber tais pensamentos que alimentam a ansiedade, ajudando a questioná-los e modificá-los para pensamentos mais realistas.

 

O profissional de Psiquiatria pode ajudar em casos mais graves no controle da ansiedade através de medicação .

Mas também existem 10 formas para diminuir a ansiedade:

  1. Faça atividade física, pois pode diminuir a incidência de ansiedade e crises de pânico.

  2. Faça exercícios de atenção plena : pense mais no presente, em coisas que você está fazendo agora. Por exemplo, quando você estiver almoçando, preste atenção nas cores dos alimentos, na textura, no gosto. Ou mesmo quando estiver tomando banho, preste atenção na água entrando em contato com sua pele, bem como o cheiro do shampoo e etc. É bem melhor do que pensar na quantidade de problemas que você tem pra resolver mais tarde, ou mesmo na possibilidade de dar tudo errado, não é mesmo?!

  3. Medite. Há comprovações que a meditação ajuda no controle da ansiedade. No youtube tem vários vídeos de meditação guiada. Também existem aplicativos em celulares com o mesmo propósito. Que tal tentar ?

  4. Tenha uma boa noite de sono. Você tem dificuldade para dormir? A cabeça não para de pensar em situações futuras que geram ansiedade? Tente fazer uma rotina do sono. Um banho morno, um chá, meditação (ou oração), uma leitura. Enfim, escolha o que mais te relaxa, e faça.

  5. Se alimente bem. Os alimentos que ingerimos podem influenciar no nosso humor. Então procure ter uma alimentação balanceada e nutritiva (procure um nutricionista para saber qual melhor alimentação para você). E beba bastante água.

  6. Procure se organizar. Faça anotações de rotina diária (agenda, bloco, caderno ou quadro), organize seu local de trabalho, observe o que pode ser eliminado do seu ambiente de casa, arrume seu quarto, seu armário. Mantenha as coisas de fácil alcance, fáceis de achar. Ponha de volta no lugar depois que utilizar.

  7. Reduza o ritmo. Se possível, delegue mais funções. Seja em casa ou no trabalho. Você não precisa fazer TUDO. E o que fizer, não precisa ficar impecável.

  8. Faça controle de respiração. Inspire e expire de forma profunda em qualquer hora ou lugar.

  9. Agradeça. Reconheça todos os dias 3 situações para as quais você pode agradecer. Faça isso antes de dormir ou assim que acorda.

  10. Esteja com quem te ama e cuide de si. O autocuidado pode fortalecer o autoconhecimento e a autoestima. Bem como estar com quem ama, fortalece o autovalor e a autoaceitação.


 

Espero ter ajudado com essas dicas. Façam bom uso! Todos pelo janeiro branco! Saúde mental é um pilar muito importante na nossa vida. Cuide da sua!

Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Instagram Social Icon
 Av. Washington Soares, 909 - SL 20 - Fortaleza - CE
(85) 98622-4394
 
carolinaramospsi@gmail.com
 
  • Psicóloga Carolina Ramos
  • Google+ Psicóloga Carolina Ramos
  • Psicóloga Carolina Ramos